Twitter aprende português e a encurtar URLs

Publicado: junho 8, 2011 em Uncategorized

E segue a onda de novidades do Twitter, serviço de microblogging que, a cada dia que passa, fica menos “micro”. Só ontem foram duas, uma exclusiva para o povo brasileiro.
A tradução, criada de forma voluntária e colaborativa por usuários do serviço, finalmente foi oficializada. Agora o português figura entre os idiomas oficialmente suportados no Twitter, podendo ser habilitado nas opções.

Twitter em português.

Twitter em português. (Clique para ampliar)


Modo geral, a primeira impressão é a de trabalho bem feito, mas ao mesmo tempo não dá para deixar de estranhar certas escolhas, como a formal “tópicos de tendência” ou “histórico”. Não me entendam mal; são traduções pontuais do termos originais, porém soam estranhas após anos e anos lendo “trending topics” e “timeline”.
No post em que anunciou a novidade, o Twitter comentou a força do Twitter no Brasil citando três casos emblemáticos: a organização de ajuda para ajudar as vítimas das enchentes no Rio, a mobilização com as eleições à presidência do ano passado e a reclamação do @oboreli sobre a sua geladeira, que levou o nome da marca ao topo dos TTs, aka “tópicos de tendência” :lol: . No mesmo post o Twitter sugere “contas brasileiras interessantes”, o que pode ser muito controverso. Na lista aparecem um apresentador de TV, um jogador-ator em ascensão, um bilionário… Enfim, a quem interessar possa, ficam as dicas.
Mais tarde, o Twitter anunciou também a liberação do encurtamento automático de URLs. Com isso, mata um pouquinho mais o ecossistema que se criou a seu redor, deixando serviços como bit.ly, migre.me e tinyurl.com para trás. O recurso está sendo habilitado gradualmente, portanto, talvez ainda não esteja ativo na sua conta.

Encurtamento automático de URL, no Twitter.

Encurtamento automático de URL, no Twitter.

Quando estiver, bastará colar uma URL na caixa de texto de novas mensagens para que o encurtamento ocorra, na medida em que for necessário. Abaixo, uma mensagem avisará o usuário sobre a transformação. Na prática, além da comodidade, o Twitter espera um aumento na segurança, já que na timeline, digo, no “histórico” o link aparecerá completo e, no caso dos maliciosos, o serviço terá o poder de barrá-lo, cortando o mal pela raíz.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s