Intel apresenta tablet focado no mercado educacional

Publicado: outubro 28, 2011 em Uncategorized

Intel Learning Series Tablet tem design reforçado, configuração de hardware flexível e pode rodar sistemas como o Android, Windows e Linux.

A Intel apresentou à imprensa nesta quinta-feira em São Paulo uma proposta de tablet para o mercado educacional. Parte da Intel Learning Series, que também engloba o “netbook” Classmate PC (do qual já há 250 mil unidades em uso em escolas no Brasil), o Intel Learning Series Tablet é, segundo a empresa, “o primeiro no mundo criado com propósito exclusivo para educação”, e foi “pensado para auxiliar o desenvolvimento infantil e as atividades curriculares dentro e fora da sala de aula”.

intel_tablet-360px.jpg
Intel Learning Series Tablet

O tablet é baseado em um processador Intel Atom da família Oaktrail, e tem uma tela capacitiva multi-toque de 7 polegadas com resolução de 1024 x 600 pixels. A configuração de hardware é flexível e pode ser modificada de acordo com necessidades educacionais ou de custo. O modelo demonstrado tinha uma câmera traseira de 2 MP, câmera frontal de 0.3 MP, Wi-Fi, Bluetooth, GPS, 3G, duas portas USB e um slot para cartões SD.
O gabinete é reforçado (“ruggedized”, no jargão da indústria) para que o aparelho resista a impactos, água e poeira, uma realidade numa sala de aula cheia de crianças. As dimensões são de 20,7 x 13,5 x 1,65 cm, com peso de 550 gramas.
Como usa um processador Atom, o Intel Learning Series Tablet pode rodar qualquer sistema operacional que funcione em um PC. As unidades mostradas rodavam o Android 3.2 “Honeycomb” com ótimo desempenho, mas também é possível usar o Windows 7 ou Linux (e variantes como o Tizen, antigo Meego). Ou seja, assim como no Classmate PC, a escolha do sistema fica a cargo de quem implementar a solução na sala de aula.
Tablet ou Netbook?
De acordo com Fabio Tagnin, Gerente de Educação da Intel no Brasil, o Intel Learning Series Tablet pode ser visto como uma alternativa a um Classmate PC na alfabetização de crianças pequenas ou em casos onde o currículo enfatiza o consumo de conteúdo.
Entretanto, onde há a necessidade de produção de conteúdo é recomendada uma máquina como o Intel Learning Series PC Convertible, uma nova geração do Classmate PC com tela móvel que pode girar em 180º e se fechar sobre o teclado, permitindo o uso da máquina como um tablet, com tela resistiva sensível ao toque e reconhecimento de escrita com uma caneta inclusa.

classmate_convertible-360px.jpg
Intel Learning Series PC Convertible: a nova geração do Classmate PC

Com hardware mais poderoso que os Classmate atuais, o Intel Learning Series PC Convertible é baseado em um processador dual-core Intel Atom N2600 com 2 GB de RAM, tela sensível ao toque de 10.1” com resolução de 1366 x 768 pixels e design otimizado para uso de uma bateria de seis células (com autonomia de até 10 horas) e maior resistência a quedas (até 70 cm) e líquidos (até 100 cc).
Produção e custos
Assim como no Classmate PC, a Intel não irá produzir tablets. A empresa se limita a desenvolver um design de referência e sugestões de implementação em uma sala de aula. A produção se dá através de integradoras, que personalizam o design de referência de acordo com a necessidade de governos e instituições de ensino, produzem, comercializam e dão suporte às máquinas.
De acordo com Tagnin a Intel já conversa com integradoras sobre a produção local do Intel Learning Series Tablet, mas ainda não há nomes que possam ser divulgados. A expectativa é de que um anúncio possa ser feito até o final deste ano.
Da mesma forma, ainda é cedo para falar em preços, já que ele depende de variáveis como o volume de produção, a configuração de hardware desejada, o sistema operacional utilizado, etc. Mas Tagnin cita o Classmate PC, que atualmente é comercializado por R$ 344 ou R$ 376 (dependendo da região do país), como um modelo a ser emulado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s