Derrubei café no teclado do meu notebook, e agora, o que fazer? (www.http://blogbringit.com.br)

Publicado: março 9, 2012 em Uncategorized

Parece uma coisa boba, mas o risco de deixar cair líquidos no seu notebook é grande e você geralmente não se preocupa com isso até acontecer com você.
Os acidentes com café, leite, suco, refrigerante, iogurte ou simplesmente água, são muito comuns. Uma distração de segundos leva ao acaso de ensopar o seu equipamento e geralmente a parte mais afetada é o teclado.  Mas não tem como fugir, o tradicional cafezinho é o campeão em acidentes como este.
Derrubei café no teclado do meu notebook, e agora, o que fazer?

O que fazer depois que eu derrubei estes líquidos?

Se isto acontecer o primeiro passo é desligar o seu notebook imediatamente, se não conseguir da forma correta procure retirar da tomada e em seguida remover a sua bateria. O equipamento não deve ser ligado após ter certeza que está totalmente seco.
Remova todos os cabos, placas externas, modens, pendrives e gadgtes que estiverem plugados.
Livrando seu equipamento dos riscos de choque elétrico procure secar imediatamente com os recursos que tiver a mão, vale utilizar papel toalha, tolhas absorventes, panos em geral e também procure deixar seu notebook / teclado inclinado ou de cabeça para baixo para escorrer o excesso do líquido para fora.
Derrubei café no teclado do meu notebook, e agora, o que fazer?
Até mesmo um aspirador doméstico com a função de aspirar líquidos pode ser viável, utilize os bicos adequados para tal ação na região das teclas e demais áreas atingidas. Mas sempre com cuidado para não danificar seu precioso equipamento.
Depois disso é necessário deixar secar por um bom tempo, ou você leva para uma assistência técnica especializada avaliar, ou deve esperar pelo menos umas 24 horas ou mais antes de ligar. Após um bom tempo secando, recoloque os componentes removíveis e inicie o laptop. Se ele iniciar sem problemas faça testes para ver se está tudo ok.
Outra dica é um secador de cabelo para ajudar a secar, mas cuidado com todas as peças e teclas, secar cuidadosamente e sem parar de movimentar por todas as partes para que não derreta ou danifique nada pelo calor excessivo. Ou seja, faça uma boa limpeza externa da melhor forma que puder, mas com o devido cuidado.
Se o notebook não iniciar ou ocorrerem outros problemas, é hora de levar seu laptop para um serviço de reparação certificado. Se o seu laptop ainda está na garantia – siga os procedimentos descritos na mesma, para ver se a cobertura abrange este tipo de incidente.

Acho que foi mais grave, quero desmontar o notebook, mas e a Garantia?

Derrubei café no teclado do meu notebook, e agora, o que fazer?

Aí entra a grande questão: A garantia!

Se você acha que além da parte externa o risco foi grande de ter entrado líquido na parte interna e seu notebook está no período de garantia você deve evitar abrir sem antes pesquisar com o próprio suporte da sua marca ou decidir você mesmo o que fazer. A garantia provavelmente não cobrirá este tipo de acidente, afinal não se trata de um defeito do fabricante.
Por outro lado se o prazo desta garantia já tiver expirado você poderá seguir a leitura tranquilamente. Após remover e limpar todo o excesso do liquido, você terá duas opções:

Limpar você mesmo?

Se você tem conhecimento e segurança o suficiente para desmontar seu equipamento, é recomendável que faça isso para avaliar e limpar a parte interna do equipamento. Na maioria dos casos apenas a parte externa e o teclado é afetado, mas os riscos de que o líquido tenha entrado pelas frestas de ventilação e encaixe que a maioria dos equipamentos possui é grande.
Levar a um técnico especializado?
Em caso de dúvidas sobre fazer você mesmo… não excite, leve imediatamente a uma assistência técnica especializada em notebooks para que façam os devidos procedimentos de desmontagem e limpeza, sempre esclareça as primeiras medidas que tomou para deixar o técnico ciente do que aconteceu facilitar o trabalho dele. Não perca tempo para que a oxidação (ferrugem) nas peças comece a avançar.
Se você decidir fazer por sua conta, assuma os riscos e mãos a obra:
– Isso vai exigir muito cuidado e paciência!
– Desmontar com toda a segurança necessária (consulte manuais que vieram no aparelho ou no fabricante, fóruns específicos do seu equipamento, enfim seja cuidadoso).
Inicie a verificação das placas internas, e se for visível o líquido procure remover e secar.
Não utilize produtos de limpeza tradicionais, evite isso! Podem ser nocivos a sua máquina.
Para limpeza utilize apenas álcool isopropílico. Ele pode ser utilizado para limpar componentes eletrônicos. É o mais apropriado para este fim, pois a porcentagem de água é menor do que 1%, e por isso, a hipótese de oxidação das peças é quase nula. Cuidado, é um produto inflamável, veja mais sobre em: álcool isopropílico

 Dependendo de como for, você poderá dar um banho deste álcool isopropílico nos componentes/placas com um auxílio de um pincel para remover os possíveis restos “grudentos” do café, porém, o maior risco está na Placa Mãe. Lembramos que este procedimento exige paciência. Mas se ao perceber que o problema foi grave e se estiver com dúvidas quanto a isso, tornamos a falar, leve a um técnico!
Derrubei café no teclado do meu notebook, e agora, o que fazer?
Já no caso do teclado, se remover ele também sugerimos um bom banho de álcool isopropílico, assim como na s placas, o pincel também ajuda limpar todos os cantinhos.
Após concluir estes banhos deixe secar por uns bons dias, entre 72h a 120h, para garantir que todo o líquido se evapore, troque as posições para que tudo escorra da melhor forma, também se certifique que há uma boa ventilação no local.

 Em muitos casos é possível recuperar seu equipamento, tudo depende da proporção do acidente e da quantidade/forma que os líquidos atingiram seu equipamento.

Dica 1:

Uso de jatos de ar também pode ajudar na secagem e limpeza, existem frascos de spray de ar comprimido específicos para limpeza, pincéis relativamente médios/macios, cotonetes, panos absorção e até mesmo aspiradores de pequeno porte com bicos especiais. Materiais com as devidas indicações de limpeza de eletrônicos também podem ser úteis.

Derrubei café no teclado do meu notebook, e agora, o que fazer?

Dica 2:

Outra dica para a prevenção é a utilização de películas de silicone protetoras de teclado feitas para impedir que poeira, sujeira ou líquidos entrem nos espaços das teclas.
Derrubei café no teclado do meu notebook, e agora, o que fazer?

Dica 3:

Atualmente existem muitos copos/xícaras especiais térmicas que mantem o líquido na temperatura desejada, de forma bem vedada e segura, que além de bonitas ajudam também a prevenir acidentes como este ou reduzir sua proporção de estrago.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s