Tirar a bateria do notebook e deixá-lo na tomada aumenta sua vida? Mitos e Verdades (www.http://blogbringit.com.br)

Publicado: março 9, 2012 em Uncategorized

Tirar a bateria do notebook e deixá-lo na tomada aumenta sua vida?
Mito ou Verdade?
VERDADE!
Existem duas formas de verificar e justificar essa afirmação. A primeira é utilizando o notebook COM bateria. A segunda é utilizando SEM a bateria.
Notebook na tomada COM bateria:
Os notebooks mais novos no mercado possuem sistemas de proteção da bateria, eles detectam e controlam o nível da bateria no aparelho. Ao chegar a 100% de carga, o notebook para o fornecimento de energia pela bateria e desativa o dispositivo, passando utilizar só a energia da fonte ligada na tomada.
Vários notebooks possuem leds que podem informar que seu notebook está utilizando a energia da bateria ou a da fonte. É aconselhável utilizar o manual do aparelho para localizar e saber se o seu notebook possui o led. Um Exemplo de como o seu Led funciona, indicando o status da bateria:
Vermelho: Carregando
Verde: Utilizando Energia da Fonte

Led Inferior Indicador de Níveis

Liga-se um Notebook e está indicando 60% da carga, então ele ficará com a cor vermelha, pois está carregando a bateria. Depois de carregar 100%, ele acende uma luz verde,  pois estará usando a energia da fonte. Essa função do notebook ajuda a poupar a vida útil da bateria, repousando-a e utilizando outra energia.
Vantagem: Você poupara os ciclos de carga da bateria.
Notebook na tomada SEM bateria:
Utilizar o notebook sem a bateria é uma opção possível. Apesar disso, você deve lembrar de seguir algumas indicações para preservar sua bateria.
A primeira delas é a remoção. Primeiramente, deixe-a com carga de até 60%. Existe uma placa que controla o sistema dentro da bateria e ela consome energia aos poucos para garantir o funcionamento, por isso a necessidade dessa carga. Desligue seu aparelho, feche-o e tire-o da tomada.  Retire a bateria e guarde-a em um pacote plástico anti-estático e lacre, para que não haja contato com a poeira.  Guarde a bateria em um local que fique entre no mínimo 5ºC e máximo de 25ºC. Evite ficar sem usar sua bateria por mais de 15 dias.
Vantagem: Poupa a vida útil da bateria, mas é preciso seguir as indicações de cada aparelho.
Desvantagem: Perde-se a proteção do notebook. A bateria serve como um No-Break, uma reserva. Se acontecer alguma oscilação de energia você ficará sem essa função. Além do mais, esquecer de utilizar sua bateria pode prejudicar a sua vida útil.
 Conclusão do mito:
Use seu equipamento da forma como achar viável, lembrando sempre de se precaver e de tomar os devidos cuidados com os aparelhos. Baterias e Notebooks foram feitos para serem usados. Aproveite-os!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s